terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MINHA VERSÃO DE PERÚ DE NATAL RECHEADO DE FAROFA

Fugindo a minha proposta de apresentar receitas rápidas, pois peru recheado é demorado e precisa ser iniciado na ante-véspera. Porém estamos em epóca de Natal e é valido um esforço extra.
1 peru
1,5  l de cachaça [uso Velho Barreiro]
cebolas grandes - 3 ou 4 unid.
3 ou 4 bananas
alho
sal, louro, gengibre, cebolinha verde
mostarda, aceto balsâmico
óleo, becel
miúdos do peru e de frango
ameixa preta
1 abacaxi
farinha de mandioca
2 mangas hadem
Descascar o abacaxi e corte em pedaços   e cozinhe em 1 xícara de agua. Retire parte dos pedaços e bata no liquidificador o restante. Lave o peru e coloque em uma bacia para permanecer 24 h no tempero. Coloque sal, alho esmagado, umas folhas de louro, gengibre ralado, um pouco de mostarda, umas colheres de aceto balsâmico, a cachaça e um pouco da calda batida de abacaxi. Acrescente neste molho a cebola picada e pedaços do abacaxi.
Lave os miúdos do peru [moela e figado] e mais algumas moelas e figados de galinha e coloque juntamente com o peru no molho.
Vire o peru neste molho cada 6 horas, mas privilegie o lado do peito, de forma que este fique mergulhado na cachaça o máximo de tempo. Caso disponha de seringa, injete o molho em diversos pontos da ave. Não picote com a ponta da faca.
A cachaça faz a carne ficar rosada e macia. Caso o peru seja grande [este ano farei um peru de 8 kg e usarei pelo menos 2 l de cachaça] aumente a quantidade dos ingredientes.
Retire o peru do molho e coloque em uma assadeira ou bacia para escorrer o excesso de molho.
Em uma panela ferva o molho onde repousou o peru.
Farofa
Retire os miúdos do molho e pique os mesmos. Pique a ameixa preta e as bananas.
Em uma panela refogue com óleo, alho picado, cebola, os miúdos picados. Acrescente  duas ou trés colheres de becel, as bananas picadas, as ameixas e coloque a farinha de mandioca. Coloque cebolinha verde a vontade e molhe a farofa com o molho [o uso de uma concha facilita].
Deixe a farofa esfriar um pouco e recheie o peru costurando a pele para não sair o recheio. Junto ao papo coloque um pouco de farofa e costure a pele.
Amarre as asas e as coxas.
Leve ao forno para assar e cada 20 ou 30 minutos molhe o peru com o molho fervido e o que se encontra na assadeira. ´Dependendo do seu forno e do tamanho do peru, é uma operação para 4 ou 5 horas. Proteja com papel alumínio as partes do peru que ficam douradas primeiro.
Retire o molho da assadeira e bata no liquidificador até virar uma pasta. Coe no chinois se deseja um molho  mais aveludado. Acrescente a manga picada e bata mais um pouquinh ( a manga é opcional).