domingo, 3 de abril de 2011

Desculpas em um lanche de domingo.

Tirei umas férias de carnaval e depois andei enrolada, fiquei ausente, mas prometo compensar.
Nas proximas semanas cumprirei o antigo programa.
Mas foram sim, verdadeiras férias de carnaval, ou do carnaval.  Estive em Curitiba e voltei com a sensação de ter ido a um outro pais, sem nenhum sinal de carnaval. Nem uma unica fantasia, nenhum sambinha.
Em compensação: visitamos a colonia Witmarsun, implantada em 1951 por alemães menonitas vindos de uma escala em Santa Catarina, fazem ótimas linguiças defumadas, queijos, licores. Almoçamos em uma pousada marreco recheado, acompanhado de repolho roxo e purê de maçã. Também fomos a uma casa de chá, tipicamente europeia, The Kettle; e a una "vera" cantina italiana - Sapor  Italia -  do Giovanni Luchini, aquele italiano radicado no Brasil desde 93 e que foi o consultor do filme Estomago. Digno de nota o pappardelle com faraona, a massa super fresca e leve, obra do Giovanni. Divina! Finalizamos com o licor - Crema de Lemoncello - de limões sicilianos vindos da Italia, acompanhados dos biscoitos de amendoas Cantuccini di Prato, contribuições da Mia, mulher do Giovanni.
Também fomos almoçar em um café bilioteca - Quintana Café e Restaurante, no bairro do Batel. Ótimas opções de pratos, inspirações de culinárias do mundo todo, com saladas variadas.
Curitiba é surpreendente.

Para minha surpresa encontrei no mercado, perto da minha casa, o queijo Camembert Witmarsun. E resolvi utilizá-lo no lanche de domingo, reminiscências do "carnaval", pensei nas focaccias do Giovanni, nas bruschettas.  Porém não encontrei pão italiano e resolvi utilizar o pão de centeio do Matias. Com farinha integral e centeio, o pão é uma delícia.

Bruschettas de forno com beringela e camembert.

Um pão de centeio ou pão italiano , cortado em fatias
sal e pimenta
cebolinha verde cortadinha
1 camembert

Corte as berinjelas em fatias e grelhe em uma frigideira ou placa anti-aderente, levemente untada em azeite.
Em uma vasilha tempere as berinjelas com sal e pimenta, cebolinha verde picada e regue com azeite.
Arrume as fatias de pão em um tabuleiro, que serão cobertas com as fatias de berinjela e finalizadas com uma fatia de camembert. Leve ao forno pré-aquecido - +180º por uns 12  minutos.

Acompanhado de salada verde, temperada com azeite, balsâmico e sal e um vinho tinto EA [alentejano].

O preparo foi muito rápido, pois tenho sempre no congelador uma vasilha com cebolinha verde cortadinha em rodelinhas pequenas. Conserva muito bem. Compro um maço grande, que equivale a 4 ou 5 normais de cebolinha verde. Lavo bem, deixo secar sobre um pano, pois se estiverem molhados, os pedaços grudarão, formando um bloco único. Corto em rodelinhas e, com cuidado, sem apertar, coloco em uma vasilha com tampa. Podem durar muito no congelador. Eu uso muito e tenho que renovar cada duas semanas. Mesmo procedimento pode ser utilizado para a salsa.  Já o coentro, perde  sabor e  cheiro.