domingo, 14 de agosto de 2011

DIA DOS PAIS, UM ALMOÇO ESPECIAL

O almoço tinha que ser especial, uma justa homenagem ao pai dedicado, que adora salmão.  Entrada de pasta de berinjela, salada verde de chicória e prato principal: Supremo de salmão. Que não tem nada a ver com o supremo de frango - chamo de supremo, pois é a palavra que corresponde a delícia do prato.
Que até contrasta com a simplicidade da execução.
O rendimento deste prato é de 6 a 8 pessoas, dependendo da ocasião e dos convivas. Sendo servido como prato único rendeu 6 ótimas porções.
Acompanhado de um vinho muito especial - presente do Matias para o pai - um Paulo Laureano Tradições Antigas, 2010, em Talha de barro.
Sobremesa: torta de maçã.
A pasta de berinjela fiz de véspera [aquela receita da berinjela assada no bico do fogão].
E a salada de chicória dispensa receita. Utilizo as folhas mais claras e tempero com bastante cebolinha verde picada, azeite extra-virgem de boa qualidade e sal. As folhas são, obviamente, rasgada com as mãos, sem usar a faca.

Supremo de Salmão
1 kg de salmão
1 kg de batata inglesa
3 cebolas médias picadas
2 ovos
1 colher de farinha de trigo
1/3 de massa folhada laminada [tipo Arosa]
dill picado - 3 ou 4 colheres
1 xícara de chá de caldo de frango
cebolinha verde,
sal, pimenta do reino, azeite

Cozinhei as batatas com casca em agua fervente por aproximadamente 7 minutos. Escorri a agua. Enquanto as batatas esfriavam,  preparei o salmão.
Cortei o salmão em cubinhos, coloquei sal, o dill e cebolinha verde.
Descasquei as batatas e cortei em lascas finas. Refoguei as cebolas em azeite e gotas de óleo e acrescentei as batatas, coloquei sal e pimenta do reino. Refoguei tudo mais um pouquinho para dar misturar os sabores.
Untei uma travessa refratária com azeite e coloquei uma camada de batatas, diria 3/4 da quantidade total.
Voltei ao salmão e acrescentei um ovo, o caldo e a colher de farinha de trigo. Misturei bem e coloquei sobre as batatas.
Cobri o salmão com o restante das batatas e sobre estas, a massa folhada. Bati um ovo e pincelei por cima.
Esta camada de massa pode ser substituida por: bata duas gemas com uma colher rasa de farinha de trigo e uma pitada de sal, bata duas claras em neve até ficarem bem firmes e misture tudo delicadamente.

Leve ao forno - 210º - por cerca de 45 minutos. Entre o preparo e servir levei 1:30 h.

Torta de Maçã

1 kg de maçã fuji [pode ser gala ou maçã verde]
2/3 da massa folheada
geleia de ameixa vermelha
1 limão
Linea  ou açucar
manteiga ou margarina para untar

Lavei e tirei os miolos das maçãs. Cortei em lascas finas, com as cascas, pingando o sumo do limão, para que não fiquem pretas e acrescentei 2 colheres bem rasas de linea [se preferir, use açucar]. Untei uma travessa refrataria redonda [ + 26 cm de diametro], coloquei as maçãs, um pouco da geleia de ameixa espalhada por cima e cobri com a massa folhada. Pincelei com o ovo e levei ao forno por 25 minutos [ou até massa ficar dourada.