domingo, 24 de julho de 2011

Estou de volta!!! Com PASTA DE BERINGELA

Fiquei um tempinho sem cozinhar, pois me submeti a uma pequena cirurgia e tive que ficar afastada do meu querido fogão. Comemorei a minha volta com beringelas, uma unanimidade aqui em casa e também para matar saudades. Esta pasta, se misturada com tahine, e com uns 3 dentes de alho picadinhos,  passa a ser a beringela árabe [babaganoush].
Mas desde que me lembro, esta minha receita, era feita na casa da minha mãe, acompanhando saladas verdes ou sendo apenas uma pasta,  degustada com pão ou torradinhas.

5 beringelas médias ou grandes
azeite extra-virgem [ou óleo de milho]
sal
suco de 1 limão
1 cebola grande ou 2 média
cebolinha verde picada

Asse as beringelas diretamente sobre os queimadores do fogão. Uso sempre pelo menos 5 beringelas pois coloco uma em cada queimador. Em geral fogo baixo. Mova e vire as beringelas a medida que vão assando, ficando macias, cuidando para não queimar as mãos e para que fiquem igualmente assadas.
Cuidando para não queimarem demais as cascas.
Algumas pessoas colocam 2 garfos nas extremidades das beringelas, de forma a vira-las com mais facilidade, porém não me agrada furá-las para seu liquido escorrer sobre o fogão.  Deixe que esfriem  e com uma faca raspe a casca. Complete a retirada da casca sob agua corrente, e coloque em uma peneira ou escorredor para retirar a água.

Sobre a tábua de cozinha, utilizando um cutelo, bata bem as beringelas até que fique uma pasta homogenea. Em um vasilhame inox, ou de vidro, ou plastico, acrescente a cebola ralada em ralo fino, o suco do limão, sal e azeite, a cebolinha verde. Prove e ajuste os temperos.

Algumas pessoas assam as beringelas no forno.Nunca experimentei pois acredito que faltará o gostinho defumado do queimar no bico do fogão. Levei de 10 a 12 minutos para assar e mais uns 30 minutos para o restante, contando o tempo para esfriarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário